Buinho possui atualmente duas casas, cada uma oferecendo quartos individuais e duplos, estúdios compartilhados e privados, além de instalações partilhadas. No entanto, cada casa oferece um ambiente e características muito distintas.
Buinho possui atualmente duas casas, cada uma oferecendo quartos individuais e duplos, estúdios compartilhados e privados, além de instalações partilhadas. No entanto, cada casa oferece um ambiente e características muito distintas.
1
A “casa Buinho” possui um conceito contemporâneo em open space, com o estúdio na casa principal e a oficina nas traseiras. Todo o interior foi redesenhado e reconstruído em 2015.
2
SA casa de São João é uma casa rural do século XIX, reabilitada em 2019 para oferecer um charme único. Está localizada na rua do museu etnográfico, no topo de uma colina, oferecendo do seu jardim uma vista única sobre Messejana. Os seus estúdios possuem paredes brancas altas e um ambiente calmo que tornam esta casa a mais adequada para a residência de artistas visuais e escritores.
O Buinho também atua como intermediário local, oferecendo aos seus residentes a possibilidade de usar e exibir as suas obras em outros espaços da vila.
Residentes visitantes
Residentes visitantes são artistas convidados pelo Buinho. Todas as despesas são assumidas pela nossa Associação, e as residências incidem sobre o desenvolvimento de projetos colaborativos com a comunidade local.
They work with the community or help with the development of internal projects and/or products.
Candidaturas espontâneas
Qualquer pessoa pode se candidatar a um período de residências no Buinho. O projeto proposto terá de ser aceite e apoiado pela equipa curatorial do Buinho e os residentes estarão sujeitos ao pagamento de uma taxa que visa cobrir os custos relacionados com produção, apoio curatorial, e alojamento.
Como se candidatar
Os candidatos devem enviar um email para info@buinho.ptcom as seguintes informações:
A seleção será feita pelo comité curatorial do Buinho. Levaremos em consideração o portfólio e a biografia do candidato, assim como a motivação, a viabilidade da proposta, e a sua adequação aos recursos disponíveis.
Investimento
Em 2019, os custos associados à realização do programa de residências criativas do Buinho era de 600€ por mês ou 150 € por semana. O acompanhante tem um desconto de 50%.
A duração mínima de cada residência é de duas semanas e a máxima é de três meses. Informamos que, após a aceitação no programa de residência criativa, solicitaremos um depósito inicial de 50% do valor total da residência. O restante deverá ser regularizado após chegada a Messejana.
O investimento de participação cobre os principais custos associados à estadia e desenvolvimento da residência, incluindo alojamento em quarto privado, utilização dos estúdios, espaços de trabalho, oficinas, equipamentos de prototipagem, produção técnica, formação, apoio curatorial, comunicação, entre outros.
Para mais informações, faça o download do nosso Manual de Apoio às Residências Criativas. Se tiver alguma dúvida, não hesite em nos contactar.
Uma seleção de projetos desenvolvidos por nossos residentes criativos.